Página Inicial | Contato | Área Restrita

Suzana Padua e Claudio Benedito Valladares Padua, palestrantes confirmados para este ano, foram homenageados pela Cincinnati Zoo com o prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem.

Data da publicação: 14/04/2016
Suzana Padua e Claudio Benedito Valladares Padua, palestrantes confirmados para este ano, foram homenageados pela Cincinnati Zoo com o prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem.

Suzana e Claudio Padua, presidente e vice-presidente do IPÊ, receberam no dia 13 de abril o prêmio Wildlife Conservation, oferecido pelo Cincinnati Zoo & Botanical Garden, em Ohio, Estados Unidos.

A cada ano, o Zoológico convida vários dos ambientalistas de destaque no mundo para participar no seu Lecture Series Conservation Barrows, um momento de trocas de conhecimentos e debates entre naturalistas e cientistas para tratar de questões da vida selvagem e os esforços globais de conservação. No encontro também são anunciados os vencedores da premiação anual.

O casal Padua tem mais de trinta anos de trabalho de conservação no Brasil, iniciado com as pesquisas de Claudio para salvar o mico-leão-preto, seguido pelas ações de educação ambiental de Suzana. Em 1992, junto a um grupo de pesquisadores, fundaram o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, que hoje conta com cerca de 30 projetos por ano para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia.

"É uma honra receber Suzana e Claudio Padua e agraciá-los com o Prêmio de Conservação da Vida Selvagem do Zoológico de Cincinnati. A coisa mais importante sobre o trabalho deles é que, desde o início, entenderam que a conservação eficaz das espécies requer o apoio das comunidades. Eles ajudaram os residentes nas áreas de entorno da floresta dos micos a entenderem que a proteção da Mata Atlântica, já muito ameaçada, também melhorou suas próprias vidas ", disse o diretor do Cincinnati Zoo, Thane Maynard.

O prêmio existe desde 1993 e a lista de conservacionistas já homenageados inclui Jane Goodall, E.O.Wilson, Ted Turner, John Ruthven e outras figuras internacionalmente conhecidas no mundo da conservação.

"Para nós é uma grande honra receber essa homenagem neste prestigiado prêmio da conservação mundial, e estar entre grandes nomes que também o receberam. Isso é um indicador de que nós e nossa instituição estamos no caminho certo, embora saibamos que há muito a se fazer pela proteção da vida em nosso País", afirma Suzana Padua.

Fonte da notícia: http://www.ipe.org.br/ultimas-noticias/719-cincinnati-zoo-homenageia-suzana-e-claudio-padua-com-premio-internacional-de-conservacao-da-vida-selvagem-2 « Voltar